sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Japão

Curiosidades sobre a cultura japonesa

Animê e Mangás



Mania japonesa!

O animê para quem não conhece, são aqueles desenhos japoneses que tanto sucesso fazem entre a garotada.

Já os mangás são quadrinhos japoneses.

O anime e o mangá constituem, somado a outros elementos relacionados, um segmento de grande ascensão. A cultura oriental vem se expandindo no Brasil e conquistando novos adeptos, atingindo recordes, como o crescimento de 108% no ano de 2004”, diz Roberta, que entende tudo do assunto.

O “Anime Mania” compartilha deste sucesso, tendo sido realizado por vários anos consecutivos no ICT. Com o crescimento do público, novas atividades são implementadas para atender a demanda. E é o único evento desse tipo na região - acrescenta Marco Aurélio.



Bonsai



Bonsai teve sua origem na China, acredita-se antes do século VIII , quando já era grande o interesse dos chineses por pedras decorativas e por manter em vasos árvores naturalmente miniaturizadas, que eram em sua grande influência da cultura chinesa, com uma forte expansão do Budismo.







Foi portanto, nesse período, conhecido no Japão como período HEIAN, que o gosto por árvores em miniatura envasadas foi assimilado e começou a ser difundido naquele país.Nos vários séculos que se seguiam, o cultivo de árvores envasadas consistia somente em coletar espécies miniaturizados na natureza e mantê-los em potes. Esses exemplares tinham grande valor e eram possuídos somente pelos nobres.







A difusão do Zen, a partir do século XIII , viria a difundir mais ainda o gosto pelas árvores-miniatura envasadas, sendo que três séculos mais tarde se iniciaria a prática de trabalhar a forma e aspectos das árvores e, também, a miniaturização de um exemplar não miniaturizado.A arte do bonsai começava realmente existir e foi no período da Renascença no Japão, que o Bonsai adquiriu definitivamente as suas características atuais.


Karaokê

A palavra karaokê significa "orquestra vazia" em japonês."




Molho de soja
"O molho de soja Kikkoman, usado no Brasil e em outros países do mundo até hoje, data do ano 1.630 e é originário do Japão."



Tradições

"No Japão, é falta de educação servir-se de bebida quando há outras pessoas na mesa. Uma pessoa deve servir a bebida para a outra."













Comer no Japão


Segunda uma amiga minha, se estão a pensar em visitar o Japão sozinhos devem ter em mente que necessitam pelo menos de um amigo, o cartão de crédito e de preferência bem recheado porque no Japão tudo é caro.



Além da maioria dos Japoneses falar pessimamente qualquer língua que não o Japonês, parece-lhes muito difícil não é?Incorrecto. No Japão na maioria dos restaurantes existe um menu com fotografias dos pratos e muitos têm também uns exemplares de plástico expostos à entrada para que enquanto o cliente estiver à espera possa escolher o prato que vai desejar comer. Se visitarem o Japão irão ter alguns problemas com a comunicação mas já sabem que não morrerão de fome.





O Passado e o futuro

Em Tóquio assim como em outras cidades do Japão constantemente confrontados com o passado e o futuro. Casas antigas com edifícios novos, jardins ancestrais com parques de divertimento e no caso desta fotografia um templo antigo de devoção perto da torre de Tóquio, símbolo do futurismo nipónico com maior altura do que a sua irmã gémea de Paris para provar ao mundo que não eram só os grandes engenheiros Europeus que conseguiam erguer verdadeiros monstros de aço para demonstrar o seu conhecimento.






No Japão dá-se grande importância às quatro estações do ano.


O outono é particularmente importante porque é a que faz a transição entre o quente e húmido verão e o seco e frio inverno. Também é nesta altura do ano em que acontece mais uma observação apaixonada das folhas em tons avermelhados das árvores, antes que caiam para anunciar o inicio do inverno.

Como todos sabemos, os Japoneses são apaixonados pela natureza e nesta altura, deslocam-se até ao jardim mais próximo da sua residência ou do seu trabalho para contemplar os diferentes e lindíssimos tons de vermelho que as folhas das árvores adquirem.Não é raro ver árvores com folhas muito avermelhadas, como esta da foto, mais parecendo um efeito de fotografia. O seu "efeito" natural é no entanto tão real e belo que vale a pena uma deslocação até lá para constatar a realidade.