Sempre carregando aquele estereotipo de quem usa óculos de armações ou lentes muito grossas e não conseguia se relacionar com as pessoas…ou seja um Nerd ou geek(atualmente)…Agora, ele virou tendência no mercado da moda. Isso mesmo que você ouviu, Tendência.
Após o sitcom The Big Bang Theory e o reality show Beauty and the Geeks, o estilo geek virou tendência.
Hoje, o que pega mesmo, é ser o Geek Chic, ou seja, pegar algum acessório como o óculos ou aquelas camisetas estampadas com frases do tipo : I Love WI-FI ou I Love Google; e misturar com um jeans e um blazer, por exemplo.
Muitos aderem a esse estilo e até as celebridades e desfiles de moda têm adotado essa nova onda.
Seguindo a onda de sucesso do seriados, o estilo nerd de ser tornou-se mais um público foco de Mercado, ou seja, Money Maker a vista.
E por ultimo, na Nerdy Shirts os fãs de redes sociais vão gostar das estampas com frases, como: “Yes, I’m on MySpace” (“Sim, eu estou no MySpace). A marca vende também camisetas inspiradas em filmes e games, tudo que os nerds de plantão adoram.
Os nerds agora são mais um publico foco no mercado, ou seja, mais MONEY MAKER para a economia. Se você quer compor um look Geek sem parecer algo cafona, no sentido literal mesmo, lá vai a dica: para as mulheres, Saia com pregas, blazer justinho, camisa florida, um óculos com armação preta é claro; para os homens, uma camiseta básica com um jeans e o óculos, ou um terno mais descolado com o óculos geek para dar um mais cool.
Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc.
A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo, e já não há um significado definitivo.
Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”.
- Mas na prática, geeks são diferentes de Nerds.
- Antes, ficavam confinadas. Hoje, o que tem de comunidade sobre o orgulho de ser nerd no Orkut. Essas pessoas começaram a se encontrar, formar grupos sociais.
De acordo com o diretor de comunicações do Google Brasil, Carlos Felix Ximenes:
- Hoje tem valor em ser nerd! Aqui no Google, somos meio geek, e buscamos pessoas dedicadas, bons alunos, mas com facilidade de interagir. O Google procura nerd geek social.
A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".
Como o Geek é uma nova geração de Nerds, mais descolados, eles podem ser distinguidos de seus antecessores por características singulares.[carece de fontes]
Um Nerd possui inteligência e capacidade mental natos, acima da media. É sociável, mas muito tímidos para popularidade.
As características citadas acima podem ser observadas em dois ícones internacionais do mundo dos softwares: Bill Gates e Mark Shuttleworth. Bill Gates, considerado o pai da informática moderna, possui inúmeras características que o estereotipam como um legitimo Nerd, com todas as qualidades e defeitos. Do outro lado Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd e considerado o profeta da nova era de programação, um legitimo geek. O nerd social dos tempos atuais.
obs: informações extraídas da revista Isto É.